To tax or not to tax?

5 pontos sobre...

The taxation of stock options

***

October 17, 2024
O que são?

Stock options (ou opções de ações) são instrumentos financeiros que conferem ao titular o direito, mas não a obrigação, de comprar ações de uma empresa a um preço predeterminado, dentro de um período específico. Têm sido muito utilizadas na relação entre empresa e colaboradores. No Brasil, há um debate significativo sobre a natureza jurídica – se remuneração ou instrumento mercantil – implicando questões tributárias e trabalhistas.

Visão da RFB

A Receita Federal do Brasil (RFB) entende que as opções constituem uma forma de remuneração pelo trabalho, sujeitando-as ao imposto de renda e às contribuições previdenciárias no momento da concessão e exercício.

Visão dos Contribuintes
Os contribuintes, por outro lado, defendem que as stock options têm natureza mercantil, caracterizando-se como um investimento de risco. Argumentam que a tributação deveria ocorrer apenas sobre o ganho de capital no momento da venda das ações, caso haja lucro.
Visão do Poder Judiciário
A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça decidiu, no REsp 2.069.644 (Tema STJ 1.226), que as stock options possuem uma “natureza mercantil”. Essa decisão rejeitou a tese da RFB de que as opções são remuneração, determinando que a tributação só incide quando da venda das ações e se houver ganho de capital.
Critérios para caracterização mercantil

O STJ estabeleceu critérios claros para que as stock options sejam consideradas mercantis: (a) preço definido para o exercício da opção; (b) prazo de carência antes do exercício; (c) risco associado à variação de preço das ações.

Carga de Profundidade

This is our detailed material, created especially for those who wish to explore in greater depth the tax complexities presented in this TNT newsletter.

Leia também