To tax or not to tax?

5 pontos sobre...

Tax compensation

***

April 17, 2025

Autorização em lei

A compensação tributária não é instituto aplicável automaticamente. Depende de autorização em lei do ente tributante (art. 170, CTN). É por isso que a compensação é possível no âmbito dos tributos federais, em que há lei autorizativa (art. 74, Lei 9.430/96), mas não é permitida em muitos Estados e Municípios.

Compensação administrativa

No âmbito federal, no momento em que o contribuinte apresenta a declaração de compensação (DComp) à Receita Federal, (i) o débito fiscal correspondente é considerado provisoriamente extinto, sendo que (ii) o Fisco possui o prazo de cinco anos para verificar a validade do crédito e, eventualmente, contestá-lo. Ultrapassado esse prazo, a compensação é considerada tacitamente homologada e o débito definitivamente extinto.

Multa isolada de 50%

Para os casos de não homologação da compensação, o art. 74, § 17, da Lei 9.430/96 prevê multa isolada de 50% sobre o valor do débito não compensado (além da cobrança do próprio débito tributário não extinto). O STF, entretanto, declarou inconstitucional a penalidade por entender que a simples negativa do pedido de compensação não caracteriza ilícito apenável com multa, além de obstar o direito de defesa do contribuinte (Tema STF 736).

Mandado de segurança

É comum a propositura de mandado de segurança com vistas ao reconhecimento (i) da existência do indébito, em função da alegação de inconstitucionalidade ou ilegalidade, e (ii) do direito à compensação administrativa, sem recusa pelo Fisco (Súmula STJ 213 e EREsp 1.770.495, de 2021). O procedimento apresenta diversas vantagens para o contribuinte em relação a outras espécies de ação judicial.

Limitações

A Lei 14.873/24 instituiu limites mensais aos valores que poderão ser compensados com créditos decorrentes de decisão judicial. A norma, no entanto, é aplicada apenas aos créditos com valor superior a R$ 10 milhões. O prazo para apresentação da declaração de compensação, nesta hipótese, é de 5 anos, contado da data do trânsito em julgado da decisão ou da homologação da desistência da execução do título judicial.

Carga de Profundidade

This is our detailed material, created especially for those who wish to explore in greater depth the tax complexities presented in this TNT newsletter.

Leia também