To tax or not to tax?

5 pontos sobre...

Exclusion of ICMS from the PIS/Cofins base

***

February 6, 2025

A “tese do século”

Em 13/05/2021, o STF definiu, em precedente vinculante, que o ICMS a ser excluído é o destacado (e não o pago) e que a tese da exclusão do ICMS, como regra, só vale “para frente”, a partir de 15/03/2017, salvo se o contribuinte tiver ajuizado ação judicial ou medida administrativa até essa data, caso em que a decisão valerá também “para trás” (permitindo-se a restituição do indébito dos 5 anos anteriores à distribuição da ação). Vide Parecer 7.698/21 e Despacho 246/21, ambos da PGFN.

Tributação do indébito – principal

Como regra, o indébito recuperado não se submete a IRPJ/CSLL ou a PIS/Cofins. Excepcionalmente, haverá IRPJ/CSLL se tais valores tiverem sido computados, no passado, como despesas dedutíveis no lucro real. A incidência se dará no momento do trânsito em julgado da decisão judicial que definir o valor a ser restituído (ADI SRF 25/03). Se não definir e houver compensação administrativa, todo o valor do indébito deverá ser tributado por ocasião da primeira compensação (SC Cosit 183/21).

Tributação do indébito – juros

Já os juros relacionados ao indébito recuperado são considerados receita nova pelo Fisco e, como tal, submetem-se a IRPJ/CSLL e a PIS/Cofins (ADI SRF 25/03). Tratava-se de tema controvertido, uma vez que o Supremo havia afastado a incidência para fins de IRPJ/CSLL no Tema STF 962 (com modulação de efeitos). Em relação ao PIS/Cofins, entretanto, o Supremo entendeu tratar-se de matéria infraconstitucional, levando a questão para o STJ que, no ano passado, decidiu pela legalidade da incidência (Tema STJ 1.267).

Crédito nas aquisições (até maio/23)

A exclusão ou não do ICMS sobre o valor das aquisições, para fins de creditamento de PIS/Cofins, é um ponto que não foi objeto de apreciação pelo precedente judicial. Há argumentos favoráveis e contrários à exclusão, mas nota-se a tendência nas decisões judiciais pela integração do ICMS no crédito em relações a operações realizadas até maio/23.

Crédito nas aquisições (a partir de abril/23)

A partir de abril/2023, passou a vigorar a revogação legal expressa, implementada pela Lei 14.592/23, do direito de considerar o ICMS no cálculo dos créditos de PIS/Cofins sobre o valor das aquisições de bens.

Carga de Profundidade

This is our detailed material, created especially for those who wish to explore in greater depth the tax complexities presented in this TNT newsletter.

Leia também